PROJETOS

IoDA

O IoDA System é uma plataforma multicamadas que tem por objetivo integrar diversos tipos de sensores, atuadores e smart devices IoT em geral em um ambiente único. Suas principais características são: interoperabilidade, tolerância a falhas, multiprotocolos, alta escalabilidade, alta disponibilidade e integrações via webservices e filas de mensagens. Possui integrações e conectores DNP3, APPIA/CAS, MQTT, HTTP/S, SNMP, DLMS, TCP.

Os dados presentes no IoDA podem ser consumidos para implementação de fronts e dashboard personalizados, além de análises de Bussiness Inteligence ou plataformas de Machine e Deep Learning.

IoSE

O IoSE foi um projeto desenvolvido em parceria com a CONSTANTA Industrial e a startup CONNEXA com objetivo de desenvolver uma solução tecnológica para gestão de ativos elétricos e eficiência energética. O IOSE é composto por um módulo capaz de realizar medidas de parâmetros elétricos e acionar corte/religamento de circuitos elétricos em uma unidade consumidora. Os módulos se conectam a uma nuvem por meio de tecnologias WiFi. A nuvem, por sua vez, é responsável pela análise inteligente dos dados e a apresentação de inferências por meio de relatórios e dashboards disponíveis em aplicações via WEB e apps para smartphone.

A solução IOSE é atualmente fabricada pela CONSTANTA Industrial e comercializada pela startup CONNEXA. Focada na segmentação de medição em unidades consumidoras, eficiência energética e no auxílio a manutenção preditiva de equipamentos. A solução IoSE possui hoje cases tanto na área de serviços como na área industrial.

IoG

Junto com a Equatorial Energia, uma das principais empresas de distribuição de energia do Brasil, desenvolvemos um projeto inovador com objetivo de explorar a tecnologia LoRaWAN para criar um Sistema de Medição Avançado para clientes de baixa tensão. Nesse sentido, participamos da construção, em São Luís/MA, da primeira rede LoRaWAN da América Latina, num projeto piloto de Smart Meters, com capacidade de leitura de energia e outros parâmetros elétricos, alarmes, corte e religamento remoto, tudo isso integrado ao sistema comercial da Equatorial.

Como resultado do projeto, além da infraestrutura LoRaWAN criada em São Luís e região metropolita de Belém, foi desenvolvido um NIC compatível com os principais fabricantes de medidores do Brasil, além de um software MDC e integrações com sistemas comerciais existentes, por exemplo o SAP.

O software MDC atualmente possui integração com os principais fabricantes de medidores nacionais, tanto para medição individual (SMI) quanto para medição centralizadas (SMC). O MDC além da integração com medidores que usam LoRaWAN, também é capaz de se comunicar com medidores que possuem NICs com tecnologia NB-IoT, CATM1 e 2G.

SOOT

O Sensor Óptico de Óleo de Transformador (SOOT) é um dispositivo que monitora os gases dissolvidos em óleo de transformador através de tecnologia de sensoriamento óptico, utilizando leds, fotodiodos e fibra óptica como elemento sensor.

O SOOT é capaz de medir acetileno, metano, etano e a soma dos gases combustíveis. Além do desenvolvimento do sensor, os dados coletados são enviados para uma nuvem (Cloud) através de tecnologias de comunicação remota, como LoRaWAN, NB-IoT, 2G, entre outros.

SMART FUSE

O Smart Fuse é um dispositivo IoT capaz de detectar o rompimento de elo fusível nas chaves de proteção de média tensão. O rompimento é detectado através do movimento de abertura da chave fusível. O Smart Fuse possui duas versões, uma com capacidade de comunicação LoRaWAN e outra com tecnologia NB-IoT.

Um grande diferencial dessa solução é a presença de uma célula solar que garante autonomia energética sem a necessidade de reposição de baterias, garantindo maior longevidade de funcionamento e não necessitando da substituição de baterias.

O Smart Fuse se comunica diretamente com o IoDA System, que possui integração com sistemas supervisórios SCADA, através de configuração de outstations DNP3.

RELIGADOR DE BAIXA TENSÃO

Cerca de 80% da ocorrência de falta de tensão nas correntes de baixa tensão são devido a falhas de natureza transitória que duram poucos segundos. Apesar desse curto espaço de tempo, ele é suficiente para o sistema de proteção, a chave fusível, interromper o fornecimento de energia.

Em parceria com a Equatorial desenvolvemos um Religador de Baixa Tensão, produto que ao detectar falhas que possam interromper o fornecimento de energia, atua previamente e reestabelece a energia. Além disso, o Religador funciona como um medidor de balanço, fornecendo todas as grandezas elétricas para análise de perdas e desbalanceamento de fases.